Detalhes
Moeda de 10 Centavos 1977
DESCRIÇÃO DA MOEDA
Número de Catálogo
Amato: V-301
Bentes: 736.07
World Coins: Km#Pn388
Valor face: 10
Moeda: Centavos
Ano: 1977
ORIGEM DA MOEDA
País: Brasil
Continente:América
FICHA TÉCNICA
Reforma Monetária
Plano Monetário: Padrão Cruzeiro (1967 - 1979)
Período: República
Casa da Moeda: Rio de Janeiro
Diâmetro: 23mm
Peso: 4.22gr
Metal: Aço Inoxidável
Borda: Serrilhada
Reverso: Moeda
Moeda Desmonetizada
DESENHO DA MOEDA
Anverso: Figura feminina representando a república, no exergo (espaço - em moedas ou medalhas - destinado à gravação de data ou de inscrição) a rosa dos ventos, acompanhadas do nome do país (BRASIL).
Reverso: Valor de face e data ao centro e à esquerda, representação da indústria siderúrgica.
Obs. Adicional: Artista e Gravador: Benedicto de Araújo Ribeiro. A data inicial do período de circulação das moedas é anterior ao início da vigência do padrão monetário porque foi dado prosseguimento à cunhagem das moedas criadas em 1968, no padrão anterior Cruzeiro Novo, alterando apenas a data.
Observação Histórica: O Padrão Cruzeiro Novo, trata-se de um Padrão criado em virtude da perda de valor do Cruzeiro, moeda em vigor desde 1942 e que sofreu uma grande depreciação por conta do aumento da inflação, ocorrido durante a instabilidade política e descontrole das contas públicas.
Por esta razão foi preparada uma Reforma Monetária onde foi inserido no meio circulante uma moeda transiória que recebeu o nome de 'Cruzeiro Novo' para evitar confusão de valores entre as cédulas do novo padrão com as antigas.
Um (1) Cruzeiro Novo era equivalente a mil (1000) Cruzeiros do padrão circulante até o momento. As cédulas remanescentes do padrão antigo foram carimbadas com valores entre 1 centavo e 10 cruzeiros novos, sendo gradualmente substituídas pelas novas cédulas que foram colocadas em circulação em 1970, com a retomada da denominação Cruzeiro.
As cédulas do padrão antigo foram retiradas de circulação entre 1972 e 1975, quando as cédulas do novo padrão passaram a ter valor legal.
Além disso foram emitidas moedas de Aço Inoxidável com valores de 1,2 e 5 centavos, bem como moedas de Cupro-Níquel nos valores de 10 e 20 centavos, e de Níquel nos valores de 50 centavos e 1 cruzeiro. Essas moedas continuaram em circulação depois que o novo padrão entrou em vigor.